quinta-feira, agosto 30, 2007

GRANDES!

Grandes!

Hoje fomos audazes, com um coração do tamanho do mundo!
E a sorte protege os audazes, tal como a felicidade se conquista!

Grande capitão!
Grande, grande Rui!
Enorme, Gigante Petit!

Três Generais num grupo de guerreiros.

E agora, venha quem vier que estamos lá (no pote 2, lagartagem...)!!!

Saudações Benfiquistas!

PS: Já algumas vezes aqui critiquei e denunciei textos do maisfutebol. Nesse sentido, também é justo realçar os textos que, na minha opinião, se destacam pela positiva e pela seriedade. O Luis Mateus assinou uma excelente crónica ao último Benfica vs Guimarães. Passem por lá...

domingo, agosto 26, 2007

Camacho - semana 1

Os jovens

Quis o destino que José António Camacho tivesse, na sua primeira semana, um dilema idêntico a um vivido pelo ex-"treinador": a ausência de defesas centrais. Serviu este problema para perceber porque é que esta troca foi (e seria sempre, em qualquer altura) positiva.

Quando confrontado com a pergunta sobre se Miguel Vitor lhe daria garantias, Camacho respondeu: "É defesa-central, não é? Está no plantel, não está?". E mais nada! Miguel Vitor jogou e acima de tudo não comprometeu. Esteve seguro, sóbrio e fez o seu trabalho, sem se "chamuscar" aos olhos do exigente 3º anel. Se pensarmos no pânico Santesco do jogo na Vila das Aves da época passada (no Aves, atenção!!) e na desconfiança no valor de David Luiz, jogador que sabemos agora que tem qualidade (e a quem ainda falta disciplina), percebemos a diferença entre estes dois treinadores.

O jogo

Mau jogo do Benfica, ontem, no seguimento do que tem feito. Ontem saí do estádio com a convicção que o Benfica está 2 meses atrasado em relação aos outros 15 clubes da Liga: não tem o plantel fechado, só fez 4 jogos na pré-época, não tem sistema táctico definido, quanto mais fio de jogo, rotinas e consciencialização do papel de cada jogador no jogo. A equipa está constantemente estática, sem repentismos, criatividade ou pelo menos movimento, ainda que previsível e repetitivo. Nada! A equipa está sempre parada porque os jogadores não sabem o que têm para fazer em campo. O trabalho do ex-"treinador" é nulo, nulo! É demasiado mau para ser verdade o que este homem fez no Benfica, porque deixa atrás de si um rasto de destruição de uma boa equipa do Benfica. Pelo que foi dito acima e por isto, percebemos porque é que o ex-"treinador" será relembrado por mim como o pior treinador do Benfica desde Artur Jorge.

Ainda assim, Camacho não teve medo de apostar em Miguel Vitor e Romeu Ribeiro, e não deixou de ganhar por causa deles. Bravo! Nuno Assis precisa de banco, Nuno Gomes precisa de banco, Luís Filipe tem que acordar senão perde o comboio. Petit é imenso, Rui Costa desaparece muito do jogo e está claramente em gestão do esforço. Nélson tem o dom de colocar sempre o adversário entre si e a bola, Léo é um grande jogador aqui e em qualquer lado. Cardozo não recebe um passe de jeito, por isso dificilmente faria melhor.

E agora?

Muito trabalho espera Camacho. No campo e fora dele, a disciplinar todo o futebol do Benfica, completamente à deriva com LFV. E a preparar a entrada do novo director desportivo, em 2008/09: Rui Costa.

segunda-feira, agosto 20, 2007

Até que enfim!

1 - Fernando Santos já sai tarde.
2 - Fernando Santos sai numa mini-crise da qual não é o principal responsável.

Espero que o presidente perceba que ao errar em (1), acabou por escolher a via cobarde de crucificar Santos em (2), sacudindo a água do capote. A pré-época do Benfica foi para o lixo e a época adivinha-se complicada. Para a história, a culpa é de Santos e não da trapalhada que rege o nosso futebol.

Restam-nos os berros de Camacho no banco e, finalmente, a paz com o Terceiro Anel.

A época do Benfica começa amanhã às 10.30. Com muito e sério trabalho pela frente.

domingo, agosto 19, 2007

Santos, és o próximo!

Será que é este gajo que vai dizer ao "treinador" Santos aquilo que nos vai na alma?

Ainda assim, acho que prefiro ser eu a dizer e deixá-lo a aquecer o banco do Middlesbrough. Farto de prima donnas já eu estou!

quarta-feira, agosto 15, 2007

Benfica dos 3 pês

Depois do jogo de ontem, algumas notas e 3 adjectivos.

Táctica: Confesso que não sou especialista, mas costumava ao menos saber a táctica do Benfica. Neste momento, não sei, nem a entendo. Começámos com um 4-4-2 losango, depois passámos para um 4-4-2-adu-a-interior-e-extremo-ou-pior-ainda-rui-costa-a-interior e acabámos num 4-3-3 que me parece mais arrumado, tendo pelo menos a virtude de ter extremos. A maior parte do tempo a equipa está perdida em campo. Petit e Katsouranis passaram o tempo a correr e a falhar passes, tendo o grego sido uma lástima neste aspecto e estando envolvido no lance do golo do Copenhaga deixando-se antecipar. A ideia que me dá é que a equipa não entende o modelo de jogo e, consequentemente, não sai da posição definida no quadro que o "treinador" tem no balneário. Não há linhas de passe, não há movimentação sem bola. O ataque é na base do turbilhão, empurrando o adversário até que alguém, num gesto individual rasgue alguma coisa. Péssimo.

Gestão: A estória do Manuel Fernandes é esclarecedora. Ridícula a forma como as coisas acontecem a 24h de um jogo destes e um pouco de compreensão para o "treinador", que, no entanto, não o desculpa. Como dizia um grande benfiquista: O presidente fala, fala, mas não o vejo a fazer nada. Reforços isto e o apito aquilo, mas o plantel parece-me bem mais fraco que, por exemplo, o de Koeman, com a cerejinha de haver reforços que o "treinador" diz em conferência de imprensa não conhecer. Patético.

Preparação física: O Benfica tem 20 lesões musculares por ano. Os outros clubes têm 3. Alguém me explique isto e não me digam que é só azar... Para mim, passaria por não ter um preparador físico que no FM teria reputação obscura. O que se passa no Benfica é ter um mecânico amador a preparar um Ferrari de F1. Vamos lá actualizar o contador das lesões musculares: 3. Continua a ser dramático ver como o Benfica perde jogadores para este tipo de lesões, numa proporção irreal em relação aos outros clubes. Uma entorse, uma rotura de ligamentos, são lesões que surgem, na sua maioria, por azar. Um lance viril, um pé que resvala ou escorrega. Uma lesão muscular indicia muito mais, e neste caso, indicia sobretudo a desorganização, amadorismo e incompetência que aparenta alastrar-se por todo o futebol do Benfica, mercê de compadrios suspeitos. Preocupante!

O Benfica precisa urgentemente de um preparador físico novo, mas também de um director para o futebol, que seja dedicado e profissional. Se o presidente quer assumir as funções não pode ir de férias com o ex-treinador na semana anterior a um jogo que vale 5 milhões de euros. E, que diabo, o homem podia ser do FCP, mas com o Veiga a 100%, isto não acontecia... (mesmo contando com os erros de casting).

sexta-feira, agosto 03, 2007