quarta-feira, junho 29, 2005

Mais do mesmo

Eu já estranhava que esta história ainda não tivesse aparecido:
Quanto ao Benfica, Rui Costa mostrou-se cansado de voltar ao tema. «Falar do Benfica é sempre complicado. Todos sabem que é o meu clube do coração, todos querem o meu regresso, mas nunca foi possível», afirma: «É complicado, por variadíssimas razões nunca aconteceu e não vale a pena carregar sempre no mesmo botão.» Depois, a conclusão, que já tinha deixado entender quando acertou a renovação do contrato com os «rossoneri»: «Tenho mais dois anos com o Milan, provavelmente acabo ali a carreira.»

Eu fico contente que o Rui Costa já se mostre cansado, porque eu é que já não posso ouvir falar mais do regresso, que não é regresso, de acabar a carreira aqui ou ali. Já aqui escrevi uma vez sobre o Rui Costa e não quero repetir-me. Registo, com agrado, que o jogador tenha finalmente adoptado uma postura mais realista em vez de atormentar o Benfica com as "certezas" do seu regresso.

O Benfica agradece a paz e, claro, espera o seu apoio em 2007/08 numa das 65000 cadeiras da Catedral.

terça-feira, junho 21, 2005

SLB TV

O defeso calmo tem condicionado a produção deste blog, é verdade. A média de 1 potencial jogador novo por dia já não entusiasma ninguém, especialmente quem se lembra daquele Verão da 1ª época de Artur Jorge, em que até do Rudi Voeller e do George Weah (o tal que "se atrapalhava com a bola", segundo o "Rei" Artur) se falou.

Mas a notícia que achei mais interessante nos últimos tempos foi esta, na edição de A Bola de hoje:
Canal de TV arranca
Tal como Luís Filipe Vieira anunciou, aquando do almoço das glórias do clube no âmbito dos festejos do centenário, o Benfica vai lançar um canal televisivo, à semelhança do que acontece nos grandes clubes europeus, casos de Real Madrid, Chelsea, Milan ou Arsenal. Será, também, algo inédito em Portugal, pois o máximo que os clubes têm conseguido é a produção de um site oficial. Segundo informou ontem o Jornal de Negócios, a SAD pretende obter uma receita anual na ordem dos 1,5 milhões de euros e o projecto estará em condições de arrancar a partir de Setembro. Citando o administrador da sociedade encarnada, Domingos Soares Oliveira, o jornal refere que os lucros obtidos pela TV serão reinvestidos em infra-estruturas do clube.

Já há algum tempo que aqui escrevi que esta era uma medida muito importante para garantir a privacidade do Benfica. O importante é que seja vista como estratégica: há que começar pelos jogos das modalidades ditas amadoras e, pacientemente, esperar que o contrato com a Olivedesportos termine. Nessa altura, não devemos ter medo de assumir para a SLB TV a transmissão dos nossos jogos domésticos. Quantos assinantes perderia a SportTV?

Basta pensar no que já demos ao grupo à qual a Olivedesportos pertence. Vendo bem as coisas, também foi com o Benfica que Joaquim Oliveira comprou os jornais e rádios que comprou. Se o Benfica consegue gerar esta riqueza, será difícil canalizá-la para si próprio?

quarta-feira, junho 08, 2005

O Maestro


Este senhor tem a difícil tarefa de dirigir a nossa orquestra.

Eu tenciono ocupar o meu lugarzinho no coro, nos concertos da próxima época.



PS - Já vos falei do Kit Novo Sócio?

terça-feira, junho 07, 2005

Privacidade

Se há algo que admiro neste Benfica, é isto:
«Desde domingo, (o novo treinador) já está a trabalhar no futuro plantel do Benfica. A época já está a ser programada», assegurou Luís Filipe Vieira, esta noite, em entrevista concedida à SIC.

«O que se passava no clube facilmente se sabia...», recordou o presidente dos «encarnados», como que a querer passar a mensagem de que no actual Benfica as movimentações de «bastidores» só transpirarão para o exterior quando essa for a vontade dos responsáveis do clube.

Creio que esta privacidade poderá ser das conquistas mais importantes da dupla Vieira-Veiga e, sem dúvida, uma das principais razões dos recentes sucessos.

domingo, junho 05, 2005

Azia transatlântica

Portugal esperou, esperou e enfim, explodiu numa festa gigante, em tons de vemelho, homogénea na sua dispersão pelo território nacional, com a anti-constitucional excepção da Avenida dos Aliados, tomada por uma pequena milícia que dirigiu aos corajosos adeptos benfiquistas a frustração da política de contratações, dos 3 treinadores, do Apito Dourado e de tudo o que marcou a época do seu clube.

De forma pouco surpreendente para aqueles que sentem e entendem o que é, afinal, ser o Benfica, a festa teve ramificações por todas as comunidades com afinidades ao nosso País. Emigrantes e adeptos nas ex-colónias sairam à rua empunhando o cachecol e a bandeira, como se eles tivessem, todos os domingos, a oportunidade de se deslocar à Catedral, para vibrar e apoiar in loco a nossa equipa.

Vem tudo isto a propósito de uma curiosa história que o sistema de alertas do Google News se encarregou de me colocar na caixa do correio.

Conta-nos o Herald News, através do seu correspondente na pacata Fall River, Ric Oliveira, os preparativos para a festa do 10 de Junho: Dia de Portugal , de Camões e das Comunidades Portuguesas:
You can’t help but celebrate Fall River when you celebrate the Day of Portugal. That was the message from Mayor Edward M. Lambert Jr. as he kicked off the city’s two-day celebration of Portuguese culture last night on Old Second Street.

Ora, tudo seria pacífico, se em Fall River não residisse a filial nº 141 do Sport Lisboa e Benfica: a Casa do Benfica de Fall River:
At 1 p.m., there will be a Benfica parade.

Benfica is a professional Portuguese soccer team that won the championship of Portugal two weeks ago after an 11-year drought. The city hosts a Benfica Club on South Main Street, and Club President Liberal Silva predicts about 5,000 people will participate in the parade.

It kicks off at Kennedy Park and includes one bands and at least two floats and three folkloric groups.

Quando leio estas coisas percebo que não sou só do Benfica por arrastamento. Não poderia ser de outro clube. Sou do Benfica também porque este clube é a razão para 5000 pessoas que estão a milhares de quilómetros da sua casa se reúnam e sintam que são elos de uma cadeia onde todos nos incluímos.

Claro que nem todos pensam como eu:
Meanwhile, fans of the soccer clubs Sporting, Porto and clubs have been fanning the flames of the heated and comical soccer rivalry, with many pledging to dress in black as a protest, in contrast to the red and white Benfica colors. The parade has been the matter of hot debate for Portuguese radio and social clubs throughout the region. And last night, Silva confirmed two bands previously scheduled to perform dropped out after members -- some of whom are not fans of the soccer club -- protested against performing for Benfica.

"That is basically the reason," he said.

Pois bem, perante tamanha azia transatlântica, só me resta receitar as tradicionais pastilhas Rennie. E desejar que, nesse dia, passem uma bela tarde, em casa, a perder a verdadeira festa de Portugal. Porque o Benfica também é Portugal e Portugal também é o Benfica!

Para a Casa do Benfica de Fall River, os meus parabéns pela iniciativa e o desejo de um dia de Portugal bem passado!

sábado, junho 04, 2005

Eu sou sócio! E você?



O Benfica somos todos nós. E como tal, é importante que participemos activamente no clube. O kit de sócio é o primeiro passo!

( Se o coração não o convenceu, talvez o conjunto de vantagens comerciais - que incluem descontos na gasolina - convençam! )

Eu sofro de Benfiquismo!

Esta noite tive a oportunidade de jantar com um grupo de pessoas que, tal como eu, sofre de benfiquismo.

Esta noite aprendi que "já se nasce benfiquista, porque ser benfiquista é para muitos mas não é para todos". Mas calma! Para os que não foram "eleitos", aprendi que até "se aprende a ser benfiquista".

Esta noite aprendi que, para um verdadeiro benfiquista, qualquer jogador do Benfica é melhor do que qualquer outro de outro clube.

Esta noite aprendi que só esta diferente forma de estar na vida nos podia permitir comparar tantas memórias de momentos marcantes que vivemos separados, mas em simultâneo. Porque o Benfica é esta cola que nos une, aos milhões.

Obrigado pelo serão!

sexta-feira, junho 03, 2005

Contradições de pré-época

Sou só eu que acha esta história muito estranha? Quem é que anda a usar quem?

Diego (Fluminense) fala no interesse do Benfica

O médio Diego, do Fluminense, diz que o seu futuro passa pelo Benfica. De acordo com o jogador, só falta acertar «detalhes» para que se consume a sua transferência, mas na Luz ainda ninguém confirmou o interesse no brasileiro.

«Devo ir para lá mesmo. Faltam apenas detalhes», revelou Diego, em declarações à Rádio Brasil, esta quinta-feira.


José Veiga desmente interesse em Diego

Perante notícias que continuam a dar o médio-de-ataque brasileiro Diego, do Fluminense, na rota do Benfica, o responsável pelo futebol dos encarnados, José Veiga, desmentiu categoricamente, a A BOLA, tal possibilidade.

«Só tenho uma palavra e aquilo que afirmei há dois meses continua perfeitamente válido. Não há interesse do Benfica nesse jogador. É bom que se coloque ponto final, de uma vez por todas, na especulação.»

Não me surpreendia que tivéssemos Diego I e Diego II numa das equipas da Super(?)liga para a próxima época.