quinta-feira, dezembro 07, 2006

Até para o ano...

O Benfica despediu-se da Liga dos Campeões com uma derrota em Old Trafford. Analisando aquilo que se passou no jogo, creio que o Manchester foi um justo vencedor, ao contrário do jogo de Lisboa. O Benfica só conseguiu ser uma equipa, no verdadeiro sentido da palavra, nos primeiros minutos e depois de fazer o 0-1, acordou o Manchester United que nos encostou às cordas (ou à baliza). Não tenho nada a dizer da entrega dos jogadores, mas parece-me que nos faltou um pouco mais de qualidade no nosso jogo, especialmente nos aspectos defensivos. Algumas desatenções nas marcações, alguma intranquilidade dos jogadores chaves da defesa (Luisão, Katsouranis...) e sobretudo centímetros a menos. Por alguma razão, o Koeman apostava quase sempre no Alcides para estes jogos.

Mas, ao contrário do D'Arcy não me parece que o Benfica tenha deitado fora o apuramento no jogo com o Manchester United, no Estádio da Luz. Eu acho que o Benfica começou a entregar o seu lugar nos oitavos-de-final logo no primeiro jogo em Copenhaga, quando não quis ganhar. E não é porque o Manchester United e o Celtic não venceram lá que mudo de opinião. O Benfica não teve a atitude certa nesse jogo, a atitude necessária a uma competição muito exigente em que todos os pontos são poucos. O mais incrível é que, mesmo não querendo ganhar, até íamos ganhando!

Claro que, a partir daí, estivemos sempre a tentar recuperar, sempre sob pressão, sempre ansiosos. E foi essa pressão (mais o ambiente hostil) que nos deitou abaixo também em Celtic Park. Agora, o que realmente interessa é que, por essa falta de querer, o Benfica vai perder milhões de Euros.

Porquê é que isto aconteceu? Deixo a resposta à imaginação dos leitores, porque não quero ser acusado de dizer mal do Benfica. E para que conste, na minha opinião, na noite passada fizemos um bom jogo e não envergonhámos ninguém. Os jogadores deram tudo o que tinham e o que sabem e sentimos o respeito da parte do nosso adversário. Esta é talvez a nossa única grande vitória, na nossa participação nesta competição.

Até para o ano, Champions League!

Sem comentários: