quarta-feira, agosto 15, 2007

Benfica dos 3 pês

Depois do jogo de ontem, algumas notas e 3 adjectivos.

Táctica: Confesso que não sou especialista, mas costumava ao menos saber a táctica do Benfica. Neste momento, não sei, nem a entendo. Começámos com um 4-4-2 losango, depois passámos para um 4-4-2-adu-a-interior-e-extremo-ou-pior-ainda-rui-costa-a-interior e acabámos num 4-3-3 que me parece mais arrumado, tendo pelo menos a virtude de ter extremos. A maior parte do tempo a equipa está perdida em campo. Petit e Katsouranis passaram o tempo a correr e a falhar passes, tendo o grego sido uma lástima neste aspecto e estando envolvido no lance do golo do Copenhaga deixando-se antecipar. A ideia que me dá é que a equipa não entende o modelo de jogo e, consequentemente, não sai da posição definida no quadro que o "treinador" tem no balneário. Não há linhas de passe, não há movimentação sem bola. O ataque é na base do turbilhão, empurrando o adversário até que alguém, num gesto individual rasgue alguma coisa. Péssimo.

Gestão: A estória do Manuel Fernandes é esclarecedora. Ridícula a forma como as coisas acontecem a 24h de um jogo destes e um pouco de compreensão para o "treinador", que, no entanto, não o desculpa. Como dizia um grande benfiquista: O presidente fala, fala, mas não o vejo a fazer nada. Reforços isto e o apito aquilo, mas o plantel parece-me bem mais fraco que, por exemplo, o de Koeman, com a cerejinha de haver reforços que o "treinador" diz em conferência de imprensa não conhecer. Patético.

Preparação física: O Benfica tem 20 lesões musculares por ano. Os outros clubes têm 3. Alguém me explique isto e não me digam que é só azar... Para mim, passaria por não ter um preparador físico que no FM teria reputação obscura. O que se passa no Benfica é ter um mecânico amador a preparar um Ferrari de F1. Vamos lá actualizar o contador das lesões musculares: 3. Continua a ser dramático ver como o Benfica perde jogadores para este tipo de lesões, numa proporção irreal em relação aos outros clubes. Uma entorse, uma rotura de ligamentos, são lesões que surgem, na sua maioria, por azar. Um lance viril, um pé que resvala ou escorrega. Uma lesão muscular indicia muito mais, e neste caso, indicia sobretudo a desorganização, amadorismo e incompetência que aparenta alastrar-se por todo o futebol do Benfica, mercê de compadrios suspeitos. Preocupante!

O Benfica precisa urgentemente de um preparador físico novo, mas também de um director para o futebol, que seja dedicado e profissional. Se o presidente quer assumir as funções não pode ir de férias com o ex-treinador na semana anterior a um jogo que vale 5 milhões de euros. E, que diabo, o homem podia ser do FCP, mas com o Veiga a 100%, isto não acontecia... (mesmo contando com os erros de casting).

Sem comentários: