terça-feira, fevereiro 15, 2005

Os cães ladram...

Hélio Nascimento, no Record:

Descaramento
Falar em apito encarnado quando se tem às costas vários crimes de índole desportiva... é preciso lata!

São 29 os suspeitos no processo Apito Dourado, fruto de investigação levada a cabo nos últimos dez meses. E todos têm em comum, para além dos crimes em que estão indiciados, o silêncio a que se propuseram. Ou seja, ninguém os ouve comentar matérias intrinsecamente ligadas ao futebol e em especial à arbitragem. Todos... não.

Também aqui há a excepção que confirma a regra e que se chama, é claro, Pinto da Costa. O líder do FC Porto não se coíbe de apimentar o assunto e continuar, sempre, a lançar a suspeição.

Falar em "apito encarnado" quando se tem às costas dois crimes de corrupção activa desportiva, dois de tráfico de influências e um de falsificação de documentos é, no mínimo, ter descaramento. Pinto da Costa pode estar inocente, pode ser o dono da verdade, mas é preciso mesmo muita lata para abordar naquele registo um tema que lhe devia ser caro. Recolhido e sem dar nas vistas tem andado Valentim Loureiro, o que não deixa de ser sintomático (e com as eleições à porta).Mas não há bela sem senão e já devia ter renunciado ao cargo na Liga.


Pinto da Costa sabe que está a ficar sem espaço: a justiça aperta, os sócios cobram cada vez mais uma equipa desfeita à boa maneira do que Artur Jorge fez no Benfica, os milhões do Verão vão sendo esbanjados em jogadores de qualidade muito duvidosa (lembram-se do Thiago, que custou 2,5 milhões de euros e foi para a equipa B, para depois ser recambiado no negócio de Derlei?). Procura margem de manobra, disparando na direcção do rival, virando para a Luz o foco da ira dos adeptos, quando o verdadeiro problema está precisamente na Torre das Antas.

Neste assunto, José Veiga esteve bem. Rebateu as críticas com mestria, despreocupação e humor. Aliás, diga-se o que disser, José Veiga tem estado quase sempre bem. Tirando o "chinfrim" do final do (escandaloso) Benfica-Porto, José Veiga tem sido discreto q.b. Tem feito as contratações possíveis e adequadas à realidade e necessidades da equipa. Se a impressão que deixa é de que falhou os grandes "peixes" do mercado (Robinho e Maxi), a verdade é que essa "pescaria" foi muito empolada pela comunicação social, insistindo e alimentando negócios que se sabiam, há muito, condenados.

Sem comentários: