terça-feira, março 22, 2005

Pela positiva

A mais elementar justiça exige que destaque pela positiva o comentário de Ricardo Lemos, ontem n'O Jogo. Já uma vez me tinha referido a este jornalista e, hoje, faço-o novamente para reconhecer dois aspectos fundamentais do seu comentário:
  • A capacidade e coragem de assumir os próprios erros

  • O não alinhamento com a práctica comum de atribuir a liderança do Benfica ao mal dos outros, retirando totalmente o mérito à equipa

Eis o comentário:

E os críticos?
RICARDO LEMOS

Mais um fim-de-semana extremamente favorável para o Benfica, que viu a vantagem para os directos adversários aumentada depois dos empates de Boavista (frente ao Penafiel) e Braga (contra o Rio Ave), tendo agora mais seis pontos que ambos os perseguidores. Há ainda a vantagem extra de saber que esta noite haverá mais um clube (ou os dois) a carpir mágoas, com Sporting e FC Porto a terem a obrigação de jogar para ganhar - e a avaliar pelos últimos resultados internos de ambos, esse não será um papel que desempenhem confortavelmente.

Ainda assim, é de destacar a unanimidade do discurso de treinador e jogadores benfiquistas, que, no final do triunfo em Setúbal, fizeram questão de não se pronunciarem sobre o clássico de logo à noite. Para além da fuga ao inevitável discurso da praxe - "era bom que perdessem os dois" -, fica a mensagem clara de confiança nas qualidades de um grupo que está, mais do que nunca, unido.

A solidariedade demonstrada em campo - assim como a gestão inteligente dos tempos de jogos, segurando a vantagem sem nunca colocar em causa o resultado - é já uma imagem de marca desta equipa do Benfica, que anteontem deu mais um passo firme numa caminhada em que poucos acreditaram.

Agora, é inevitável, lá surgem os arautos da verdade, reclamando méritos pelo (meio) sucesso actual, mas não serão estes os mesmo que reclamaram a queda de Giovanni Trapattoni e que afirmaram que o Benfica tinha o pior plantel da SuperLiga? De velho e acabado, "Trap" é já agora um génio; de toscos e pouco ambiciosos, os jogadores já são o espelho da qualidade... Mas, é claro, agora ninguém assume a autoria das críticas...

Erro:Penálti
No espaço dedicado à apreciação da equipa de arbitragem do encontro Setúbal-Benfica foi escrito (por mim) que João Vilas Boas tinha ajuizado correctamente o lance disputado entre Paulo Ribeiro e Geovanni. A verdade é que analisadas as imagens televisivas acredito que, à semelhança do árbitro de Braga, também me enganei - era penálti.

Sem comentários: