sexta-feira, agosto 26, 2005

Para casos de memória curta

Gostaria de começar este post trazendo um nome à memória: Vale e Azevedo.

Para quem se recorda, este senhor foi o presidente do Benfica num período em que entre muitas outras coisas, fomos motivo de gozo pelos sucessivos incumprimentos em que incorríamos.

Serve isto para ajudar os Benfiquistas (cada vez mais, infelizmente) que começam a padecer de um caso grave de memória curta. Estes, revelando um total esquecimento do que foi a nossa realidade até há bem pouco tempo, vêm cada vez mais a terreiro criticar a administração da SAD por causa das dificuldades que têm tido em contratar os tão desejados avançados.

Sobre isto, gostava de deixar aqui uma declaração do Veiga feita na apresentação do Nélson, para trazer muitos destes novos-ricos Benfiquistas de volta à realidade:

«As pessoas têm que entender que nós não nadamos em dinheiro. Temos um orçamento para cumprir, somos extremamente rigorosos, e o jogador que vier também não pode ser qualquer um. Sem os milhões que muitos clubes têm, precisamos de utilizar outras armas, ter paciência e negociar de uma forma diferente e isso leva o seu tempo. O caso Miguel desgastou todo o Conselho de Administração da SAD, mesmo sabendo que foi um processo conduzido pelo presidente mais directamente. É natural que isso tenha atrasado um ou outro dia. Não é directamente por isso mas também deu para atrasar alguns dias.»


Lembrem-se, sem dinheiro não há palhaço! - e eu orgulho-me de ser daqueles que preferem não ter os desejados craques para a frente de ataque, mas ter os compromissos honrados!

Pois bem, estes senhores que tão criticados estão a ser, conseguiram credibilizar o Benfica e construir um plantel que nos permitiu ser novamente campeões.

No que diz respeito a esta época, reparem no seguinte:

- As contratações já realizadas foram feitas atempadamente e de forma muito discreta, algumas ainda durante a época passada;
- As mesmas foram as melhores que os três grandes fizeram se as compararmos sector a sector (endereçaram sectores mais enfraquecidos e são TODAS de qualidade). Não estou a falar dos elementos que faltam...
- Existiu um esforço financeiro substancial para se manter os jogadores principais e inclusivamente renovar com muitos deles (mesmo aqueles que já tinham acordo com o Porto, como é o caso do Ricardo Rocha).
- TER OS COMPROMISSOS ASSUMIDOS HONRADOS e livrarmo-nos do estigma do calote.


Sobre a contratação dos avançados, acho que o Veiga disse tudo. Dos nomes que a imprensa traz às estampa, apenas o de Tomasson foi confirmado pelo Benfica. Todos os outros, merecem a credibilidade do pasquim que o publica: nenhuma!
Aliás, toda a gente fala no folhetim do Tomasson mas teimam em esquecer o que se passou com o Kronkamp numa equipa que tem mais do dobro do orçamento do Benfica e a vergonha que foi o aliciamento aos jogadores do Braga por parte do clube da gente séria.

Assim, e para aqueles que revindicam craques a todo o custo, gostaria de perguntar o que diriam caso o Benfica contratasse jogadores como o Deivid, o Silva, o Manoel, o Jorginho (que agora está transformado num ultra-craque) e o Postiga, e tentasse fazer deles jogadores de sonho. Basta ver o que se passou com o Beto para termos ideia do nível de exigência que é colocado nas nossas contratações (apesar de agora toda a gente dizer que na altura o achou uma excelente aquisição...).

Pois bem. Até agora penso que o trabalho desta administração tem sido a todos os níveis fantástico. Conseguiram fazer do Benfica novamente uma instituição séria, complementado esse feito com êxitos a nível desportivo. Há erros, é certo, mas estamos a falar de homens.

São precisamente esses erros que uma imprensa irresponsável ajuda a ampliar, muito provavelmente servindo os interesses daqueles que pretendem um Benfica no lodo.

Compete aos Benfiquistas denunciar esse trabalho sujo de propaganda em vez de entrar nele. Afinal, tudo o que de bom tem sido feito não merece nem pode ser enxovalhado por causa de uma contratação falhada, quando acima de tudo está a vontade de se ser sério.

Para terminar, quero convidar todos aqueles Benfiquistas que acusam o Veiga e o Vieira de incompetentes e mentirosos a pensarem um pouco nas exigências que estão a fazer. E a pensar se, não foi a troco de basófia e grandes craques que, como eu, permitiram que o Vale e Azevedo fosse um dia presidente do nosso clube.

Sem comentários: