terça-feira, janeiro 31, 2006

Em baixa

Pois é. Lá fomos derrotados ao fim de uma boa série de vitórias consecutivas, num jogo onde o adversário teve o mérito de desmantelar o nosso meio-campo e, sobretudo, aproveitar as nossas falhas defensivas. O Benfica sai, justamente, derrotado deste jogo mas está longe, tal como as outras equipas do pelotão da frente de atirar a toalha ao tapete.

Claro que poderíamos desatar a apedrejar os carros da nossa equipa técnica. Claro que poderíamos queixarmo-nos do árbitro e do fiscal e dizermos que já vemos futebol há muito tempo e que sabemos quando há arbitragens manhosas. Mas não o fazemos. Admitimos, com sinceridade, que perdemos bem esta batalha na guerra do campeonato e seguimos em frente, sobretudo focados na nossa equipa, nos nossos jogos.

Outros há, que finda esta partida festejaram efuzivamente. É normal. Quem ganha, fica sempre feliz, mas quem ganha ao Campeão Nacional fica duplamente feliz. Especialmente quando se tem a corda na garganta e se anda pelo 5º lugar. É que esta vitória é tapar o sol com a peneira. E desenganem-se os que acham que o Sportem resolveu os problemas seus todos com aquela fantástica 2ª parte onde parecia ter o dobro dos jogadores do Benfica. Claro que os adeptos do Sportem têm sempre pouco tempo para reflectir nos seus próprios problemas, porque estão sempre a pensar nos problemas do Benfica. São aquele vizinho moralista, má língua, mas cuja própria casa está de pantanas, que todos temos junto de casa. Quanto a mim, dou-lhes o respeito que merecem, e o mérito que, sem dúvida, tiveram. Mas não perco mais tempo com eles do que com o adversário da próxima jornada.

Noutras paragens, a derrota do Campeão Nacional foi notícia agradável. Abria perspectivas boas no alargamento da distância pontual, o que até se verificou, com o empate do FCP em Vila do Conde. Pouco contentes com a campanha actual do FCP, alguns "cromos" decidiram fazer uma espera ao treinador, que culminou com sessão de apedrejamento à boa maneira antiga. Desconheço se usaram o site do clube para organizar o evento, porque é comum mandarem recadinhos por lá, mas que a coisa foi bem organizada foi. Especialmente pelos que deixaram a matrícula do carro à mostra. Enfim, com mentes destas, não admira que nem com um orçamento que é o dobro do nosso, consigam mais do que uns míseros 4 pontos de vantagem. E diga-se que estes 4 pontos só não são menos, porque lá houve a ajudazinha a compensar a falha do Helton bem em cima do final.

Para nós, é tempo de tirar conclusões desta derrota e pensar nos próximos jogos. Não perdemos qualidade só por causa deste jogo, tal como as vitórias anteriores não nos davam vantagem nenhuma para este encontro. Estamos em baixa, é verdade, mas cabe-nos a nós ajudar a equipa a recuperar, apoiando-a já na próxima jornada.

Sem comentários: