sexta-feira, abril 15, 2005

Descubra as diferenças

O MaisFutebol fez as contas às percentagens de vitórias do campeão ao longo da história do campeonato e concluiu que:

Superliga: campeão de 2004/05 será o mais frágil de sempre
O campeão nacional em 2004/05 terá a menor percentagem de pontos da história da principal competição portuguesa. Ainda faltam seis jornadas, mas a derrota do Benfica em Vila do Conde tornou inevitável este desfecho.

(...)

Até agora, o campeão com menor percentagem de pontos (a única forma de obter um valor comparável, face à disparidade entre o número de clubes e de pontos ao longo dos anos) era o de Laszlo Boloni, em 2001/02, com 73 por cento dos pontos possíveis: 22 vitórias, nove empates e três empates. Total: 75 do máximo de 102 pontos.

Esta época, o Benfica lidera com 54 pontos. Se vencer as seis jornadas que restam somará 72 pontos. Caso isso suceda, terá conseguido 70 por cento dos pontos possíveis. Isto na melhor das hipóteses. Se a equipa de Trapattoni escorregar (ou for outro o campeão) será ainda pior a percentagem.

Estes números confirmam a impressão geral: o campeão em 2004/05 será o mais frágil de sempre. Por incapacidade própria ou por mérito alheio é uma outra discussão.

Esta temporada poderá também ser a primeira em que o campeão sofre mais de cinco derrotas, o actual máximo. Das equipas que ainda podem chegar ao título, apenas o Sp. Braga apresenta esse número de desaires. O Sporting já perdeu em sete ocasiões, Benfica, Boavista e F.C. Porto apresentam seis derrotas.



Se os números são indismentíveis, fica-me a lembrança de que, nesse ano, houve festa rija com a equipa de Boloni (a tal do filho Jardel e pai João Pinto), que ninguém acusou de ser banal ou de só ser campeão porque os outros perderam muitos pontos. Aliás, o bloco de notas de Boloni até chegou a ser best-seller.

Sem comentários: