terça-feira, maio 24, 2005

O futebol ao povo

Ontem, ouvi o Carlos Carvalhal a falar sobre um aspecto que na opinião dele é fundamental para melhorar o futebol em Portugal: devolver o futebol ao povo.

Carvalhal pautou esta época por falar fora de tempo (na Luz) ou não falar sequer (no Restelo, depois do jogo com o FCP), mas, desta vez, esteve bem. O futebol é, sem dúvida, do povo. Daqueles que às 4 da manhã enchem um estádio. Daqueles que se sujeitam às milícias vestidas de azul. Daqueles que enchem aeroportos. Daqueles que fazem filas para comprar o bilhete e apoiar a sua equipa na final.



Vem isto a propósito da denominada Supergala, festa de colarinho branco, organizada por um conjunto de patrocinadores. Ontem à noite, foi entregue ao Benfica o troféu de vencedor da Super(?)liga. Ali, num auditório, cheio de gente engravatada, composto na sua maioria pelos nossos adversários ao longo de todo o ano. Digam-me lá, que piada tem isto?

Qual era a dificuldade de ter 2 réplicas do troféu prontas no Bessa e nas Antas e entregar à equipa vencedora? Não é esse o momento mais alto das conquistas de uma equipa? Não são essas as fotografias históricas, com os grandes jogadores a levantar os troféus? Quem vibrou com a entrega de ontem? Quem se apercebeu que ela aconteceu sequer?

O futebol ao povo, já!

Sem comentários: