sábado, janeiro 01, 2005

Limpeza Expresso

Quando o anti-benfiquismo se cinge aos jornais desportivos, já não me causa qualquer estranheza. É normal que estes jornais, que vivem do desporto, capitalizem a imagem do clube mais popular do país, ainda que seja criticável e censurável a sua má fe e, sobretudo, a sua tendência para a meia-verdade ou mesmo a mentira. Aí, o jornal e o jornalista não cumprem a sua missão de informar, mas de contra-informar, servindo propósitos que, por vezes, não são claros.

O pior é quando o anti-benfiquismo atinge jornais de referência e generalistas. Gostava de falar das espantosas análises aos jogos do Benfica que vou lendo quando folheio o Público, mas não será ainda desta vez.

A semana passada, o Expresso lançava o alarme nas hostes benfiquistas:

Jorge Andrade regressa ao FC Porto
24 Dezembro 2004
O DEFESA Jorge Andrade vai regressar ao FC Porto por troca com Pepe que ruma para a Corunha. Entretanto, o FC Porto já terá garantido, para o fim da época, Ricardo Rocha, central do Benfica. Em Janeiro, quer vender Carlos Alberto e contratar, no mercado europeu, um armador de jogo.

Em primeiro lugar, trocar por Pepe por Jorge Andrade seria como comprar gato por lebre. Aliás, impingir Pepe a algum clube seria uma habilidade negocial só ao alcance dos lacaios da Torre das Antas, vendedores habilidosos de talentos tantas vezes incompreendidos. Mas a notícia alarmante era a possibilidade de Ricardo Rocha rumar ao FCP, assumindo eu que seria a custo zero, uma vez que não acredito que o Benfica aceitasse qualquer negócio do género. No entanto, ao abrir a edição desta semana do Expresso, dou com a seguinte notícia:

Benfica reforçado
31 Dezembro 2004
TRÊS novos futebolistas vão ser apresentados na Luz durante a próxima semana, nomeadamente «um médio, um ponta-de-lança e um avançado versátil e todos oriundos de campeonatos estrangeiros», garantiu ao EXPRESSO uma fonte do clube. Afastada está a hipótese de Ricardo Rocha abandonar o Benfica já que, segundo a mesma fonte, o defesa central tem contrato até 2008.

Nem quis acreditar. Na edição seguinte! A irresponsabilidade/falta de profissionalismo/má fé do jornal não tem qualquer desculpa. Só fica por esclarecer a motivação de tamanha asneira. Não sei de que cor será, mas sei que o Director-Adjunto do Expresso, José António Lima, também é colunista n'A Bola. num espaço a que chama de "Canto Directo", numa alusão a um canto decisivo de uma final da Taça das Taças em 1968, marcado por Morais.

Tendo em conta a próxima jornada, é curioso, não?

Sem comentários: